
CHEIOS DO ESPÍRITO - PARTE 2
No estudo anterior vimos a necessidade de estarmos sempre cheios do Espírito Santo, pois não sabemos nem o dia nem a hora que o Senhor Jesus virá buscar a sua noiva (igreja). Hoje vamos ver alguns outros motivos pelos quais devemos estar sempre cheios do Espírito Santo e aprender como nos manter nessa situação. 1)
MOTIVOS PARA ANDARMOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO:Para resistirmos às tentações de Satanás - Lc 4:1-2 - Quando estamos cheios do Espírito Santo, temos força e maior autoridade para rejeitarmos as ofertas de satanás. Conseguimos resistí-lo, e não cedemos às tentações.Para resistirmos às pressões que sofremos em nossas vidas - At 7:55 - Estevão experimentou a morte, o extremo do sofrimento e da dor. Apesar disso, não tirou os olhos do Senhor, pois era homem cheio do Espírito Santo. Se estivermos cheios do Espírito, nenhuma situação de adversidade fará com que desviemos os olhos do nosso Deus.Somos guiados por Deus com mais facilidade em tempos difíceis - Lc 4:1 - Mesmo enfrentando situações áridas e difíceis, se estivermos cheios do Espírito Santo, poderemos passar por cada uma delas debaixo do cuidado e direção de Deus.Nos recomenda para o serviço na casa de Deus - At 6:3 - Deus procura pessoas dispostas e cheias do Espírito Santo para o serviço da Sua casa. Se pretendemos ser usados pelo Senhor na Sua obra, precisamos também manter o nosso espírito em completa sintonia com o Espírito Santo.Nos dá intrepidez para anunciar o evangelho - At 4:31 - A Bíblia nos diz que "a boca fala do que está cheio o coração" (cf. Mt 12:34). Se estivermos cheios da presença de Deus em nossos corações, a missão de anunciar a palavra, que às vezes pode parecer "um bicho de sete cabeças", se tornará algo comum em nossas vidas.2)
O QUE FAZER PARA PERMANECERMOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO?At 13:52 - A Bíblia diz que os apóstolos "transbordavam" de alegria e do Espírito Santo. Nossa busca também deve ser no sentido de que haja um constante transbordamento do Espírito em nossas vidas, através de algumas práticas:Preservando uma vida de temor e santidade - Ec 9:8 - Precisamos manter nossas "vestes brancas", ou seja, viver em santidade, fugir do pecado, pois não pode haver comunhão entre luz (Espírito Santo) e trevas (pecado).Mantendo uma vida intensa de oração - I Ts 5:17 - A oração é a forma mais eficaz de nos relacionarmos com Deus. Quanto maior o nosso relacionamento com o Senhor, mais cheios do Espírito Santo ficaremos.Cultivando o hábito de ler e praticar a Palavra de Deus - Tg 1:22 - A Bíblia é alimento para o nosso Espírito. Quanto mais lermos a Palavra, não só estaremos adquirindo crescimento espiritual, mas também estaremos sendo vivificados pelo Espírito Santo. Buscando estar em comunhão com os irmãos (igreja, célula, pequenas reuniões) - Sl 133:1-2 - O salmista compara a união entre os irmãos à presença do Espírito Santo em nossas vidas. É importante que estejamos sempre em completa comunhão com o corpo de Cristo, pois ele também nos ajudará a manter o Espírito Santo ativo em nossas vidas.(Ex. a brasa fora do braseiro irá se apagar).